Travessias de Goiás

TRAVESSIAS DE GOIÁS é um projeto que visa identificar, mapear, sistematizar e divulgar informações sobre trilhas no Estado de Goiás, em especial no entorno do Distrito Federal e na região da Chapada dos Veadeiros. O projeto tem foco na prática de trekking e montanhismo, organizando informação sobre trilhas já existentes e autorizadas e estabelecendo novas rotas em locais ainda não explorados ou pouco conhecidos, de forma a valorizá-los e chamar a atenção para sua proteção.

CONTEXTUALIZAÇÃO
O Estado de Goiás está totalmente inserido no Cerrado, bioma brasileiro que recobre 22% do território nacional e é considerado o segundo maior bioma da América do Sul. Reconhecida como a savana mais biodiversa do planeta e um hotspot de biodiversidade, abriga cerca de 5% das espécies conhecidas. Apesar disso, quase metade de sua extensão original já foi convertida ao longo dos últimos 50 anos, e apenas 8.7% dos remanescentes estão sob algum tipo de proteção.

O cerrado goiano abriga também uma diversidade geológica e aspectos culturais que tornam a região um local único no mundo com sua fauna, flora, cachoeiras, grutas e pessoas. São vários elementos que poderiam ser melhor aproveitados em novas rotas de trekking. Entretanto, a oferta de rotas de trekking autorizadas, abertas e sinalizadas ainda é bastante limitada, apesar da demanda existente.

O uso público é considerado uma importante ferramenta para a sensibilização da sociedade para a conservação ambiental, pois aproxima o cidadão das áreas naturais, gerando senso de pertencimento e proteção das áreas que frequenta. Além disso, o turismo de natureza e de aventura pode contribuir com a economia local. Dessa forma, a implementação de novas trilhas pode contribuir para, além do fortalecimento dos esportes de natureza, a conservação do cerrado e alguns locais de considerável beleza cênica ou importância geológica e esportiva da região.

HISTÓRICO
No ano de 2018, após estudos de imagens de satélite e tracklogs, foi concebida a ideia de uma travessia ligando a Cidade de Pedra ao centro histórico de Pirenópolis, por uma rota alternativa pelo Morro do Macaco. Após três incursões e conversas com proprietários de terra da região foi formatada a travessia Pedra-Piri. O aprendizado adquirido nesta experiência, o prazer de explorar lugares novos onde poucos pisaram e o aumento no preço das passagens de avião – inviabilizando viajar para outros Estados para trilhar –  e a baixa oferta de trilhas de vários dias na região foram fatores que impulsionaram o projeto.

Ao longo de 2018 e 2019 foram realizadas diversas ações para a implementação do Caminho dos Veadeiros, uma trilha de longo curso que ligará o Distrito Federal à Chapada dos Veadeiros. Com extensão estimada em 483 km, faz parte da trilha Caminho dos Goyazes, que é um dos cinco grandes corredores da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. Graças aos esforços de voluntários, parte do Caminho dos Veadeiros já está mapeada e sinalizada no município de São João d´Aliança, totalizando 140 km de trilhas conectadas, sendo 120 km para cicloturismo e 80 km para caminhada, dentre os quais destacam-se os 30 km da travessia Duas Cruzes-Morro do Chapéu.

Havendo ainda muitos trechos do Caminho dos Veadeiros para mapear, manejar e sinalizar, tanto de ajustes no traçado em São João d´Aliança quanto em outros municípios abrangidos, e tendo sido identificadas e “rascunhadas” várias outras rotas para trekking no entorno do Distrito Federal e Chapada dos Veadeiros, optou-se por formatar um projeto sem fins lucrativos batizado então de “Travessias de Goiás”.

TRAVESSIAS:

TRAVESSIAS ALVO PARA 2020:

  • Belquior-Terras Conquistadas (Mato&Pedra/Caminho dos Veadeiros)
  • Travessia do Córrego Rico (Mato&Pedra/Caminho dos Veadeiros)
  • Caminho do Muquém (Geraldo Bertelli)

PARCEIROS:

SEJA UM PARCEIRO/APOIADOR
O Projeto Travessias de Goiás é totalmente voluntário e colaborativo, financiado exclusivamente pelos participantes. Você pode contribuir:

Participando das expedições (equipe de campo; carro/motorista);
Participando dos workshops promovidos pelo Mato&Pedra;
Alugando equipamentos de camping/trekking do Mato&Pedra;
– Fornecendo equipamentos, insumos ou apoio logístico (pernoite, transporte, alimentação);
– Auxiliando na divulgação do projeto e resultados;
Enviando informações sobre trilhas e travessias (ACESSE O FORMULÁRIO);
– Fazendo uma doação em dinheiro;

FICOU INTERESSADO EM PARTICIPAR OU APOIAR? ENTRE EM CONTATO!